quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Três poemas



Embuçado

Surpreender minha dor de forasteiro,
foi tua marca admirável,
percebida nas noites em que Deus
brinca de não existir;
redescoberta nos minutos miseráveis
do meu absurdo.

Cada palavra, cada pensamento que me foge, vou buscá-lo em tí,
que dormes companheira de um menino amado,
feliz & proscrito.

E, na verdade, cada ilusão perdida e inútil
vai alimentar teu corpo magro
e dar brilho aos teus olhos.

Tu és aquela que repousa,
pronta & logo satisfeita,
livre do que não conhece.

E, quanto a mim,
sou aquele que te espera velado numa esquina noturna,
armado de serena paixão.


Amar-te é traição.


_____________________

Virei-me de repente e vi


Virei-me de repente e ví.
Da floresta saiu uma sombra,
da qual até agora só distingo
os olhos, o nariz e a boca.

Logo flutua em minha direção, e invade
o ar fresco da noite
com um aroma secreto de mandrágora e verbena.

Um anjo pelo avesso
que anuncia-me a mim mesmo,
dragão encarnado em homem,
ferido de morte pelo hálito de Hermanúbis.


Deixo-me levar por sua mão, que já percebo,
a reinos distantes, onde agoniza
a amada voz do Egito
e agita-se por dentro minha luz
e minha história.


Procuro no corpo uma adaga já perdida
e reajo desarmado,
beijando a bôca desse anjo,
que abandona-se ao contato
e cospe-me nos lábios palavras que não compreendo.


Dou-me todo, com temor, a essa sombra,
e viajo rápido,
rumo a espaços insondáveis,
onde ela me joga,
me mata,
e me pede socorro.

___________________

Paixão


A paixão é uma alma errante,
Sorriso fácil e graves olhos;
Ascencionadas coxas

2 comentários:

  1. Uau!
    Já conhecia, principalmente "embuçado", acho isso demais:'surpreender minha dor de forasteiro foi tua marca admirável, percebida nas noites em que Deus brinca de não existir"...simplesmente genial, uma marca de sua escrita que ficou na mente.
    Já "com um aroma secreto de mandrágora e verbena" ...abre-se uma fenda para esse reino ...anjos ou demônios lidando com alquimias, venenos, saber a dosagem perfeita pode fazer a diferença entre a cura e a morte...perigoso como tudo que é apaixonante...então bateu! Orquídeas negras e mandrágoras. São desse reino da mais santa e absurda loucura. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Santa e aburda loucura... Acho que agora, Sol, você disse tudo sobre a poesia...
    Beijosssss,
    Marco

    ResponderExcluir